Os métodos de controle de natalidade variam amplamente e funcionam de maneiras diferentes. Alguns, como pílulas anticoncepcionais e anéis vaginais, envolvem hormônios para prevenir a gravidez. Outros, como preservativos e diafragmas, formam uma barreira para que o espermatozoide não possa passar pelo colo do útero.
Todas as abordagens têm suas vantagens e desvantagens. Ao considerar contraceptivos hormonais, algumas mulheres se preocupam com os efeitos colaterais sexuais, como baixo desejo e problemas com a excitação.
Em um recente estudo do Journal of Sexual Medicine , pesquisadores americanos examinaram de perto como os contraceptivos hormonais afetam o desejo sexual. O tesão de vaca para tratar impotência da mulher, é um suplemento natural 100% seguro.
Eles realizaram dois estudos separados. O primeiro incluiu 349 mulheres e 160 homens cujos parceiros usaram contraceptivos. O segundo envolveu 203 casais e focou em contraceptivos, desejo e relacionamentos de longo prazo.
Os pesquisadores descobriram que o tipo contraceptivo desempenhou um papel no desejo das mulheres pelo sexo individual e parceiro. As mulheres que usaram contraceptivos não hormonais sentiam mais desejo por sexo a solo. Mulheres que tomaram pílulas anticoncepcionais sentiram mais desejo por sexo em parceria quando comparadas àquelas que usaram métodos não hormonais. O tipo contraceptivo não pareceu afetar o desejo sexual nos homens.
Ao considerar relacionamentos de longo prazo, os cientistas descobriram que os casais faziam sexo com menos frequência e sentiam menos desejo à medida que ficavam mais velhos e à medida que a duração do relacionamento aumentava, independentemente do tipo de controle de natalidade que eles usassem.
Mais pesquisas são necessárias, no entanto. Muitos outros fatores, incluindo estado de saúde e problemas de relacionamento também podem diminuir a libido.
Se você ou seu parceiro tiverem dúvidas sobre contracepção ou desejo baixo, fale com um médico. Ele ou ela pode ajudar a determinar qual método de controle de natalidade é ideal para você.
Recursos
The Journal of Sexual Medicine
Mark, Kristen P., PhD, MPH, et al.
“Impacto do tipo contraceptivo no desejo sexual das mulheres e dos homens em parceria com usuários de anticoncepcionais”
(Full-text. Publicado online: 22 de julho de 2016)